MasterChef: Participantes decepcionam na melhor prova da temporada

Os cozinheiros não souberam lidar com a prova dos cactos e entregaram pratos abaixo do esperado

O MasterChef recebeu um especialista para a prova dos cactos na última terça-feira, 21. Foto: Reprodução/Band
O MasterChef recebeu um especialista para a prova dos cactos na última terça-feira, 21. Foto: Reprodução/Band
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O MasterChef sempre teve o costume de surpreender participantes e público nos momentos mais inusitados, e é claro que a atual temporada não seria diferente. Justo na fase em que os competidores estavam se acostumando com o ritmo ameno das provas - exceto pelos desafios em equipe que sempre reúnem confusões e disputas de ego -, a produção apresentou, simplesmente, a melhor prova do ano, mas os cozinheiros decepcionaram.

Não é preciso generalizar, mas a grande maioria dos participantes não soube lidar com a prova dos cactos, destacando um domínio evidente do nervosismo em um momento crucial em que era necessário exibir criatividade e raciocínio lógico. Parecia difícil, mas o chef convidado, Timóteo Domingos, do Instituto Gastrotinga, deu um show que merecia até maior fatia de tempo no programa. 

Na ocasião, ele explicou a origem de seu projeto de alimentação sustentável e a importância do consumo dos cactos como o xique-xique, palma e outros, sobretudo nas regiões que sofrem com maior probabilidade de seca por longos períodos. Resistentes e ricas em nutrientes, as diferentes espécies de cactos também podem ser aproveitadas para a construção de sabores, do popular ao exótico. 

Lays fez o melhor prato com cactos do MasterChef. Foto: Reprodução/Band
Lays fez o melhor prato com cactos do MasterChef. Foto: Reprodução/Band
Lays fez o melhor prato com cactos do MasterChef. Foto: Reprodução/Band

Apesar da aula de Domingos, que se estendeu desde as dicas de como cortar e usufruir de todas as camadas de um cacto até a apresentação de pratos completos, os participantes se entregaram à lógica do suposto desconhecimento que sempre boicotou o talento de inúmeros competidores nos anos anteriores. 

Frases como "não conheço o produto", "isso não é de comer" e outras reafirmações desnecessárias transformaram a prova em uma tarefa árdua de assistir para jurados, para o público e até para a apresentadora Ana Paula Padrão, que não suportava mais a agonia dos cozinheiros durante o desafio. 

Como resultado, a maioria dos pratos entregues no episódio da última terça-feira (21) ficou abaixo da média esperada por Helena Rizzo, Henrique Fogaça e Érick Jacquin, mostrando que os participantes ainda podem estar muito presos a receitas, e não à versatilidade das técnicas.

Por esses e outros motivos, Lays se destacou com um simples ravioli de cacto e, após a disputa da prova de eliminação que envolveu o preparo de três pratos com lula, Mário, que falava muito e fazia pouco, foi eliminado com sérias críticas dos jurados. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: